Zitácuaro, Michoacán.- Os seis executados em Zitácuaro, supostamente roubaram e venderam a droga conhecida como “gelo” para Conrado Corral Leyva, comandante de polícia do Ministério de Segurança Pública (SSP) de Michoacán, segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais.
Na gravação, ouve-se um suposto integrante do grupo “Fuerza Especiales del Mencho”, do Cartel Nova Geração de Jalisco (CJNG), interrogando as seis pessoas, antes de ser assassinado com arma de fogo.
No vídeo, o porta-voz do CJNG pergunta: “O que ele manda você roubar?”, e uma das vítimas responde: “Tudo o que encontramos nas ruas”. Novamente o membro do CJNG questiona: “Que tipo de proteção ele lhes dá?”, e novamente a vítima responde: “Quando cairmos na grade ele vai nos libertar de lá”. O porta-voz pergunta novamente: “Há quanto tempo começaram a roubar de novo?” e o preso responde: “El Güero Conrado voltou há dois dias e não nos deixa em paz e nos obrigou a roubar novamente”. Por fim, o porta-voz faz uma última pergunta: “O gelo que trouxeram, quem pegou?” O quê?”, e a vítima responde: “El Güero Conrado que nos dá 50% do que vendemos”; Em seguida, os assassinos das Forças Especiais Mencho que aparecem no vídeo abrem fogo contra os seis homens até matá-los.
Os corpos das vítimas foram encontrados desmembrados e ensacados, com marcas de tortura, na madrugada desta segunda-feira, 5 de agosto, colocados em frente à empresa Nissan, no estacionamento localizado próximo ao desvio Francisco J. Múgica de Zitácuaro , que está localizado na rodovia que leva a Toluca, capital do Estado do México.
Além disso, o grupo operacional CJNG na região de Zitácuaro colocou vários narccomantas em diversas estradas da cidade, nas quais declararam guerra ao comando policial, várias vezes acusado de atuar como criminoso. Além disso, os cartéis criminosos da oposição que operam na área também são avisados de que sofrerão o mesmo destino.
No site, William Edwin Rivera Padilla, “El Barbas”, é identificado como o principal operador do CJNG na região de Zitácuaro, que busca assumir completamente as operações criminosas da região.