Na tarde deste sábado (1º), cenas de violência generalizada marcaram o “Clássico das Multidões” entre Santa Cruz e Sport, pelo Campeonato Pernambucano, no Recife. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas, sendo levadas ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Seis receberam alta e quatro seguem internadas com quadro estável.
A Polícia Civil informou que 14 pessoas foram detidas por envolvimento em atos violentos nos bairros de Iputinga, Torre e Madalena. Além disso, três torcedores foram flagrados tentando invadir o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, e outras três prisões ocorreram no Cabo de Santo Agostinho, onde explosivos foram utilizados durante confrontos.
Estabelecimentos comerciais em bairros como Torre e Encruzilhada fecham as portas após saques e depredações. Supermercados foram invadidos, e cenas de torcedores carregando pedras e pedaços de pau circularam pelas redes sociais. Relatos chocantes de violência incluem dois homens brutalmente espancados, deixados nus, com uma vítima de violência sexual.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) convocou uma reunião com representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público (MPPE) para discutir medidas imediatas. Foi determinada a suspensão de torcidas organizadas nos jogos do Santa Cruz e Sport por cinco partidas.
O prefeito João Campos (PSB) também se pronunciou nas redes sociais, cobrando punições severas: “O que vimos hoje foram cenas criminosas… Futebol não é isso.”
Apesar das dificuldades, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, manteve a realização do clássico, que terminou com vitória do Santa Cruz por 1 a 0.
A Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva investigará os casos. As autoridades prometem agir com rigor para identificar e punir os responsáveis, reforçando que o futebol deve ser um espaço de celebração, não de violência.
Sempre a mesma paleta de cor
Isso não seria terrorismo? Ou somente quem passa batom na estatua do STF. povo é feito de trouxa.
Então kkk
Futebol tinha que ser banido do Brasil
Cara, se tudo que gerasse violência fosse banido, então não teria nada no Brasil
O bostil a única coisa q se destaca no mundo é no futebol tendo 5 copas sem isso não é nada