China — Em mais um episódio da série “O que pode dar errado com um celular na mão?”, um trabalhador chinês perdeu a vida de forma trágica — e, infelizmente, bastante moderna — ao cair dentro do poço de um elevador enquanto olhava para a tela do celular. A tragédia aconteceu no ambiente de trabalho, aquele lugar onde teoricamente se deveria prestar atenção, especialmente ao chão.
O homem estava tão absorto no seu dispositivo que não percebeu o abismo à sua frente. Fontes não confirmadas afirmam que talvez estivesse respondendo à centésima notificação de um grupo, ou assistindo a um vídeo de gato no TikTok. De qualquer forma, não deu tempo de clicar em “curtir”.
A cena parece absurda, mas já virou quase rotina. Gente tropeçando em meio-fio, caindo em fontes, batendo em postes, atravessando ruas sem ver o ônibus.
A ironia é que a ferramenta feita para nos “conectar com o mundo” acaba nos desconectando dele. E a pergunta inevitável se impõe: quanto custa uma distração? No caso deste trabalhador, custou a vida. Mas calma, porque tem gente por aí que ainda prefere arriscar a espinha dorsal do que perder uma notificação do Instagram.