Avião que transportava o chefe do Grupo Wagner que se rebelou contra Vladimir Putin caiu na Rússia

Google tradutor…

O líder mercenário Yevgeny Prigozhin é dado como morto em um acidente de avião nos arredores de Moscou

A agência de aviação civil da Rússia afirma que o líder mercenário Yevgeny Prigozhin estava em um avião que caiu ao norte de Moscou, matando todas as 10 pessoas a bordo

TALLINN, Estônia – O líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que liderou uma breve rebelião armada contra os militares russos no início deste ano, foi dado como morto na quarta-feira, após um acidente de avião ao norte de Moscou que matou todas as 10 pessoas a bordo.

Prigozhin estava no avião, segundo a agência de aviação civil da Rússia, que citou a companhia aérea. O acidente levantou imediatamente suspeitas, uma vez que o destino do fundador da empresa militar privada Wagner tem sido objecto de intensa especulação desde que ele organizou o motim.

Na altura, o Presidente Vladimir Putin denunciou a rebelião como “traição” e uma “facada nas costas” e prometeu vingá-la. Mas as acusações contra Prigozhin foram logo retiradas. O chefe Wagner, cujas tropas eram algumas das melhores forças de combate da Rússia na Ucrânia , foi autorizado a recuar para a Bielorrússia, embora supostamente aparecesse na Rússia de vez em quando.

O acidente também ocorre depois que a mídia russa informou que um general ligado a Prigozhin foi demitido de seu cargo de comandante da Força Aérea.

Um avião que transportava três tripulantes e sete passageiros que viajava de Moscou para São Petersburgo caiu quase 300 quilômetros (185 milhas) ao norte da capital, segundo autoridades citadas pela agência de notícias estatal russa Tass.

A agência de aviação civil da Rússia, Rosaviatsia, informou rapidamente que ele estava no manifesto e mais tarde disse que, segundo a companhia aérea, ele estava de facto a bordo.

Anteriormente, Vladimir Rogov, um oficial nomeado pela Rússia na região parcialmente ocupada de Zaporizhzhia, na Ucrânia, disse que conversou com os comandantes do Wagner, que também confirmaram que Prigozhin estava a bordo, assim como Dmitry Utkin, cujo indicativo de chamada Wagner se tornou o nome da empresa.

“Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden .

Keir Giles, especialista em Rússia do think tank de assuntos internacionais Chatham House, pediu cautela sobre os relatos da morte de Prigozhin. Ele disse que “vários indivíduos mudaram seus nomes para Yevgeniy Prigozhin, como parte de seus esforços para ofuscar suas viagens”.

Dados de rastreamento de voo revisados pela Associated Press mostraram que um jato particular que Prigozhin havia usado anteriormente decolou de Moscou na noite de quarta-feira e seu sinal de transponder desapareceu minutos depois.

O sinal parou repentinamente enquanto o avião estava em altitude e viajando em alta velocidade. Em uma imagem postada por uma conta de mídia social pró-Wagner mostrando destroços em chamas, pode-se ver um número parcial da cauda correspondente a um jato usado anteriormente por Prigozhin.

Vídeos compartilhados pelo canal pró-Wagner Telegram Gray Zone mostraram um avião caindo como uma pedra de uma grande nuvem de fumaça, girando descontroladamente ao cair. Essas quedas livres podem ocorrer quando uma aeronave sofre danos graves, e uma análise AP quadro a quadro de dois vídeos foi consistente com algum tipo de explosão durante o voo. As imagens pareciam mostrar que faltava uma asa no avião.

O Comitê de Investigação da Rússia abriu uma investigação sobre o acidente sob a acusação de violação das regras de segurança aérea, como é típico quando abrem tais investigações. A Interfax, citando autoridades de emergência, informou na quinta-feira que todos os 10 corpos foram recuperados no local do acidente e que a operação de busca foi encerrada.

Mesmo que seja confirmada, é pouco provável que a morte de Prigozhin tenha qualquer efeito na guerra da Rússia na Ucrânia, onde as suas forças travaram algumas das batalhas mais ferozes dos últimos 18 meses.

Suas tropas recuaram da ação na linha de frente depois de capturar Bakhmut, uma cidade na região oriental de Donetsk, no final de maio. Bakhmut foi alvo das batalhas mais sangrentas de toda a guerra, com as forças russas lutando para tomá-la durante meses.

Após a rebelião, as autoridades russas disseram que os seus combatentes só poderiam regressar à Ucrânia como parte do exército regular.

Esta semana, Prigozhin publicou o seu primeiro vídeo de recrutamento desde o motim, dizendo que Wagner está a realizar atividades de reconhecimento e busca, e “tornando a Rússia ainda maior em todos os continentes, e a África ainda mais livre. ”

Também esta semana, a mídia russa informou, citando fontes anônimas, que o general Sergei Surovikin foi demitido do cargo de comandante da força aérea russa. Surovikin, que em determinado momento liderou a operação russa na Ucrânia, não é visto em público desde o motim, quando gravou um discurso em vídeo instando as forças de Prigozhin a recuar.

Enquanto a notícia do acidente se espalhava, Putin discursou num evento comemorativo da Batalha de Kursk, saudando os heróis da guerra da Rússia na Ucrânia.

Tatiana Stanovaya, pesquisadora sênior do Carnegie Russia Eurasia Center, disse no Telegram que “não importa o que causou a queda do avião, todos verão isso como um ato de vingança e retribuição” do Kremlin, e “o Kremlin não iria realmente ficar no caminho disso.”

“Do ponto de vista de Putin, bem como das forças de segurança e dos militares – a morte de Prigozhin deve ser uma lição para quaisquer seguidores em potencial”, disse Stanovaya em uma postagem no Telegram. Segundo ela, após o motim, Prigozhin “deixou de ser as autoridades”. ‘ parceiro e não poderia, em hipótese alguma, recuperar esse status.”

“Ele também não foi perdoado”, escreveu Stanovaya. “Prigozhin foi necessário durante algum tempo após o motim para concluir sem dor o desmantelamento de Wagner na Rússia.” Mas, no geral, “Prigozhin vivo, feliz, cheio de força e cheio de ideias era, definitivamente, uma fonte ambulante de ameaças para as autoridades, a personificação da humilhação política de Putin”.

Stanovaya não espera muitos protestos públicos pela morte de Prigozhin. Ela disse que aqueles que o apoiaram ficarão “mais assustados do que inspirados para protestar”, enquanto outros verão isso como um “resultado merecido”.


Esta história foi atualizada para corrigir que o local do acidente fica a quase 300 quilômetros de Moscou, não mais que 100 quilômetros.


Os redatores da Associated Press Jill Lawless em Londres, Michael Biesecker em Washington, Jon Gambrell em Dubai, Emirados Árabes Unidos, e Seung Min Kim em South Lake Tahoe, Califórnia, contribuíram para este relatório.

Fonte: ABC news

0

Publication author

offline 2 meses

BIZARRO

386
Comments: 0Publics: 5187Registration: 08-08-2024
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fabio Gabriel

Traiu o Putin, e ele ficou putin.

“Você acredita no perdão?”, perguntou o repórter. “Sim, mas tem coisas que eu não consigo perdoar”, respondeu Putin, que foi retrucado pelo entrevistador: “o que é impossível perdoar?”. “Traição” – Putin, Vladimir (Agosto, 2023).

0
Negão

Aposto 10 pila q esse avião era do Bin landen aqui do site.

0
BEM FEITO

Porque?

0
BEM FEITO

disk só quem se chama Wagner que pode entrar pra esse grupo de guerrilha.?

0
BEM FEITO

Fala comigo MAZór 😭

0
BEM FEITO

🤡

0
IgorNihil

Pooo, tava sumido você 😭😭😭
Mó saudade

0
BEM FEITO

Porque? 😭🖕🏾

0
BEM FEITO

🤡

0
IgorNihil

😭😭🤪😎

0
BEM FEITO

Sumi porque o meu tio Bin Laden daqui do site me le vo pra operar a fimose e fazer almento peniano nos EUA.🤭

0
IgorNihil

Kkkkkk
Ele quer é pegar na sua mangueira 😎

0
BEM FEITO

o BIN Laden é omi.☺

0
BEM FEITO

Major! seu nome é Wagner?

0