Google tradutor…
Uma escola primária na cidade de Guixi, sob a jurisdição da cidade de Yingtan, província de Jiangxi, China, ficou chocada com um assassinato com faca ao meio-dia de segunda-feira (20 de maio). Uma assassina esfaqueou pessoas com uma faca na escola, matando 2 pessoas e ferindo outras 10, 6 das quais sofreram pequenos arranhões. O suspeito foi controlado pela polícia e o caso está atualmente sob investigação.
De acordo com relatos da polícia de Jiangxi e da mídia chinesa, o assassinato ocorreu na Escola Primária Mingde, na cidade de Wenfang, cidade de Guixi, cidade de Yingtan, província de Jiangxi. Uma mulher suspeita de 45 anos, de sobrenome Pan, brandiu uma faca de frutas na entrada do prédio da escola ao meio-dia de segunda-feira e cometeu um ataque. Seis pessoas ficaram gravemente feridas e caíram no local. sendo resgatados, e os outros quatro não correram perigo após serem resgatados. Outras seis pessoas sofreram pequenos arranhões ao escapar do ataque.
De acordo com o boletim de informação policial divulgado pela polícia, a suspeita de sobrenome Pan foi controlada e a polícia também está investigando o caso e a motivação do crime.
Há rumores na Internet chinesa de que o assassino é membro da família de um professor, mas esse boato não foi confirmado.
Alguns vídeos que apareceram na Internet e nas redes sociais da China mostraram que muitos espectadores se reuniram em frente ao prédio de ensino da escola primária onde ocorreu o incidente. Muitos estudantes ficaram feridos e caíram no chão, com sangue ao seu redor.
Os pais dos alunos da escola primária onde ocorreu o incidente ficaram horrorizados com o ataque com faca.
“Ouvi a notícia ao meio-dia e fiquei com muito medo”, disse um pai que não quis ser identificado à BBC. “Meu filho está na quinta série e ainda é muito pequeno, mas voltou para casa em segurança. A escola não nos disse nada e escondeu tudo. Quero voltar para confortar a criança e também perguntar o que aconteceu”. um estudante entrevistado pela BBC disse: “É claro que estamos com medo”.
No grupo de pais, todos foram informados de que as crianças estavam seguras e os portões estavam trancados, e os pais foram convidados a buscar as crianças.
O China Education News certa vez noticiou sobre a Escola Primária Mingde, onde ocorreu um ataque com faca. Esta escola primária foi fundada em 2010 e transformada em escola primária central municipal com infraestrutura completa em 2023, admitindo 176 alunos em 4 locais de ensino.
Os assassinatos com faca ocorrem frequentemente na China, e os suspeitos muitas vezes têm como alvo grupos jovens ou vulneráveis, como estudantes do ensino primário, que não conseguem resistir.
Em 7 de maio deste ano, um homem cometeu um ataque com faca no Hospital Popular do condado de Zhenxiong, província de Yunnan, matando duas pessoas e ferindo outras 21.
Em abril deste ano, ocorreu um assassinato com faca no distrito de Tiexi, Shenyang. Um suspeito chamado Wang teve uma disputa com um comerciante sobre o pagamento de taxas e esfaqueou um funcionário de serviço com uma faca antes de fugir do local. O homem foi preso pela polícia uma hora depois do crime.
Em agosto do ano passado, um homem com histórico de doença mental brandiu uma faca numa área residencial em Yunnan, matando duas pessoas e ferindo outras sete.
Em Julho do ano passado, um suspeito invadiu um jardim de infância na província de Guangdong e realizou um ataque com faca, matando seis pessoas, incluindo três crianças.
Em 9 de novembro do ano passado, um homem de 37 anos, de sobrenome Tang, empunhou uma faca descontroladamente em uma praça no distrito de Longhua, Shenzhen, cortando indiscriminadamente, matando e ferindo muitos moradores locais. A polícia e a equipe médica encontraram uma pessoa gravemente ferida morta e outras três feridas no local.
Em 2022, ocorreu um ataque com faca em um hospital de Xangai. Um homem cortou 15 pessoas com uma faca e as feriu gravemente. O homem foi condenado à morte no ano passado.
Armas, munições e facas são estritamente controladas na China, mas os assassinatos com facas estão aumentando. De acordo com estatísticas do “Mirror” britânico, desde 2010, pelo menos 17 assassinatos com faca ocorreram em universidades, escolas secundárias e escolas primárias da China, 10 dos quais ocorreram entre 2018 e 2013.
A grande maioria dos assassinatos com faca parece envolver homens que guardam rancor da sociedade ou que buscam vingança.
Os analistas acreditam que a situação política e económica da China se deteriorou gravemente nos últimos anos. O sector imobiliário tem estado em recessão, o desemprego aumentou significativamente, muitas pessoas da classe média regressaram à pobreza e a vida dos pobres tornou-se mais difícil. A hostilidade social aumentou e tornou-se um terreno fértil para vários incidentes violentos.