No estado de Tabasco , durante a manhã desta sexta-feira, 7 de outubro, ocorreu um vazamento de gás e posterior explosão perto de um complexo da Petróleos Mexicanos (Pemex) no ejido de San Fernando , no município de Huimanguillo .
Até agora, o incidente deixou uma pessoa morta e mais de 30 famílias despejadas , além de pequenos danos às casas dos moradores daquela área.
De acordo com o relato dos moradores do ejido de San Fernando , nas proximidades do município de Huimanguillo , a princípio foi percebido um forte cheiro de gás na área e, posteriormente, ocorreu uma explosão, que pode ser vista a vários quilômetros de distância.
Por sua vez, o secretário de Governo do estado de Tabasco , Guillermo del Rivero León , mencionou que a pessoa que morreu queimada, aparentemente estava fumando no local onde foi registrado o vazamento de gás e acabou causando a explosão. Além disso, o responsável disse que cerca de 115 pessoas foram despejadas do ejido de San Fernando .
Até o momento, as autoridades não divulgaram mais informações sobre as causas da explosão, no entanto, a Rodovia Federal de Cárdenas, sentido Coatzacoalcos , foi parcialmente fechada porque o fogo continuou a emanar do gasoduto.