Rio de Janeiro – Uma operação conjunta do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizada na manhã desta terça-feira (13), resultou na morte de Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH da Maré”, apontado como a principal liderança do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, na zona norte da capital.
Procurado pela Justiça desde 2016, TH era considerado um dos criminosos mais perigosos do estado e liderava as ações do TCP em um dos maiores conjuntos de favelas do Rio, formado por 16 comunidades. Ele foi localizado em uma casa usada como esconderijo e, segundo a PM, estava protegido por seguranças armados. Durante o confronto, além de TH, seus dois seguranças identificados pelos apelidos “Gotinha da Maré” e “Carlin” também foram mortos.
Gotinha, cujo nome verdadeiro é Daniel Falcão dos Santos, era considerado o braço direito de TH e tinha mandado de prisão em aberto. Ele atuava como segurança pessoal do chefe do tráfico e era responsável por repassar ordens da liderança e recolher lucros do tráfico nas comunidades. Era monitorado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes e conhecido nas redes sociais, onde ostentava veículos de luxo, cordões de ouro e armas de grosso calibre. Foi baleado na cabeça ao resistir à abordagem do Bope.
Pouco se sabe sobre o outro segurança morto, Carlin, além de seu apelido e envolvimento com a equipe de proteção de TH.
Durante a ação, duas pessoas também foram baleadas e socorridas ao Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador. Informações preliminares apontam que pelo menos três feridos teriam chegado mortos à unidade, mas a informação ainda não foi oficialmente confirmada.
Entre os crimes atribuídos a TH estão os assassinatos do cabo do Exército Michel Augusto Mikami (2014), do soldado da Força Nacional Hélio Messias Andrade (2016), além da morte de dois agentes do Bope em 2024 e ataques contra civis em áreas sob controle do TCP.
A Polícia Militar classificou a morte de TH como “um golpe significativo” contra o Terceiro Comando Puro e afirmou que novas operações serão realizadas para capturar outras lideranças da facção.

Que mais cenas como essa, se repitam com esses bandidos do caralho
Chocou a cabeça parecendo um ovo de páscoa kkk