Pelo menos 8 mortos e mais de 2.700 feridos após explosões de pagers no Líbano

pessoas foram mortas em um ataque cibernético realizado por Israel na terça-feira.

 

 

Um funcionário do Hezbollah, falando sob condição de anonimato, disse que a detonação dos pagers foi a “maior violação de segurança” à qual o grupo foi submetido em quase um ano de guerra com Israel.

“Consideramos o inimigo israelense totalmente responsável por esta agressão criminosa”, disse o grupo em um comunicado, acrescentando que Israel “certamente receberá sua justa punição por esta agressão pecaminosa”, disse o Hezbollah.

O ministro da Saúde, Firas Abiad, disse que uma criança estava entre os mortos quando pagers explodiram em diversas regiões libanesas na terça-feira.

Cerca de 200 pessoas estão em estado crítico, disse ele.

A maioria das vítimas sofreu ferimentos nas mãos, enquanto algumas também foram feridas no rosto, abdômen e olhos, de acordo com o ministro.

O Hezbollah disse que seus membros estão entre os feridos, incluindo combatentes da Radwan Force, uma unidade de elite dentro do grupo. Uma fonte próxima ao Hezbollah disse que representantes de alto escalão do Hezbollah também ficaram feridos.

O grupo disse que estava investigando a causa das detonações.

Um jornalista da Reuters viu ambulâncias correndo pelos subúrbios ao sul da capital Beirute em meio ao pânico generalizado. Moradores disseram que explosões estavam acontecendo mesmo 30 minutos após as explosões iniciais.

Grupos de pessoas se aglomeraram na entrada dos prédios para verificar se havia conhecidos feridos, disse o jornalista da Reuters.

Não houve comentários imediatos dos militares israelenses, que vêm trocando tiros com o Hezbollah desde outubro passado, paralelamente à sua guerra genocida em Gaza .

As detonações ocorreram nos subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, bem como no sul do país. Relatos semelhantes também vieram da vizinha Síria.

 

Entenda o que são pagers, aparelhos que explodiram e deixaram mortos e feridos no Líbano

O que são
Os pagers, ou bipes, são dispositivos eletrônicos usados para receber alertas e mensagens curtas.

Foram desenvolvidos nas décadas de 1950 e 1960 e e tornaram amplamente utilizados na década de 1980 até o final da década de 1990 e início da década de 2000.

Esses aparelhhos estavam sendo usados pelo grupo xiita libanês Hezbollah em vez de smartphones, temendo infiltrações israelenses. A responsabilidade pelo ataque foi atribuída por autoridades libanesas e pelo próprio Hezbollah a Israel, que ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Imagens e relatos indicam que os pagers explodiram quase ao mesmo tempo, causando ferimentos graves, incluindo amputações.

Entre as vítimas fatais estão os filhos de dois deputados do Hezbollah e uma criança de oito anos. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos também reportou feridos na Síria, onde o Hezbollah também atua.

Analistas sugerem que as explosões podem ter sido causadas por um malware ou por dispositivos contendo pequenas quantidades de explosivo. O Hezbollah prometeu retaliação, enquanto o governo libanês condenou o ataque e prometeu levar o caso ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

0

Publication author

50,6
Comments: 22Publics: 4662Registration: 27-12-2024
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tomar no meu c

O ruim foi não ter tido esferas de aco, pra eles não terem nem chance, malditos, todos os religiosos deveriam ter o mesmo fim.

0
Thomas

Kkkkkkkkk se fuderam, quem procura guerra tem que tomar no cu colocaram pouco explosivos se tivesse como fazer um mini opinar nuclear e distribuir grátis para eles era otimo

0