CSRL interroga e mata prisioneiro CJNG perto de Celaya, Guanajuato no México

Um homem identificado como membro do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) é interrogado e morto em vídeo por vários membros armados do Cartel Santa Rosa de Lima (CSRL) perto de Celaya, Guanajuato.

No vídeo, o homem explica seu trabalho como membro do CJNG antes de ser morto a tiros.

O corpo do homem foi encontrado posteriormente ao lado da rodovia Libramiento Celaya, fora da cidade. Os motoristas gravaram vídeos do cadáver e da mensagem que o acompanhava. Embora seja impossível ler a mensagem do ângulo dos vídeos, é provável que seja a mesma mensagem do CSRL deixada em Celaya no dia anterior, conforme relatado por Borderland Beat.
Esta mensagem é quase ilegível, exceto pelo distintivo logotipo triangular do CSRL e o pseudônimo do ex-líder José Antonio Yépez Ortiz, também conhecido como “El Marro” (A Marreta).

A tradução do vídeo é a seguinte:

Meu nome é Pablo Abel Zarate Procel, também conhecido como El Babas. Trabalhei para o Cartel de Nova Geração de Jalisco sob as ordens de David Zarate. Ele estava encarregado de extorquir, matar civis inocentes e perturbar a sociedade. Eles fizeram tanta sujeira aqui. O exemplo seria como civis foram mortos nos Pedegrinos, os Muñecas, em vários estabelecimentos aqui na cidade de Celaya. A única coisa que esses indivíduos vinham fazer em Celaya era trabalho sujo. Eles são tão diferentes da máfia local aqui. Essa equipe local tem melhores padrões e melhores maneiras. Portanto, é melhor apoiarmos os amigos do estado de Guanajuato. O Cartel da Nova Geração é uma porcaria direta. Eles matam e extorquem a todos. O cara conhecido como El Ranchero me emprestava uma arma de fogo para também fazer merda e roubar. EU’ Sou de Celaya e sei muito bem as coisas que eles fizeram. Don Fidel, Emilio e David Zarate. Todos eles cometeram uma quantidade infinita de bandidagem aqui. Civis inocentes foram mortos aqui sem motivo justificado. Quero que todos saibam que todos nós precisamos seguir o Cartel Santa Rosa de Lima aqui.

O contexto

Desde 2018, o estado de Guanajuato é o estado mais violento do México devido a um intenso conflito entre dois grupos criminosos, o CSRL e os recém-chegados CJNG, além de aliados de ambos. Esses dois grupos e seus aliados lutam pelo controle dos lucrativos oleodutos da Petróleos Mexicanos (Pemex) do estado, um mercado em expansão de consumidores de drogas sintéticas e pelo controle das rotas de tráfico.

Recentemente, relatórios do governo e mensagens do narcotráfico indicaram que outros grupos criminosos de outros estados se juntaram à luta, complicando ainda mais a situação. No mês passado, seis membros da facção do Cartel do Golfo “Los Escorpiones” foram presos em Guanajuato relacionados ao sequestro e assassinato de seis mulheres, informou La Silla Rota . Todos os homens presos eram de fora de Guanajuato.

Embora a violência em Guanajuato tenha diminuído desde o pico de 5.083 em 2020, o El Universal observou que as tendências de homicídio aumentaram 21% em 2023, comparando o período de janeiro a março ano a ano.


0

Publication author

offline 1 mês

BIZARRO

386
Comments: 0Publics: 5154Registration: 08-08-2024
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
gore48cd

se a esquerda tomar conta do brasil tenho certeza que aqui virará um méxico 2.0

0